Importar do Mercosul

O MERCOSUL, como todos sabem, é a sigla Mercado Comum do Sul. A sua formação original tinho como membros o Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai, Em seuida se integraram ao grupo o Chile, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

O objetivo desses países foi criar uma tarifa comum para o mercado externo praticado a todos os membros, além de promover a livre circulação de mercadorias, bens e serviços.

Como importar do mercosul

Porque importar do Mercosul

Uma das principais razões para importar produtos dos países membros do bloco econômico do Mercosul é justamente esses acordo de livre circulação de mercadorias. Isento de tarifas de importação, o custo é bastante reduzido com relação a outros países. Vale lembrar que os membros do grupo, no entanto, definiram o direito de cada nação manter uma lista de exceções com cem itens nos quais pode haver taxação.

Outras vantagens que merecem destaque são o menor prazo para recebimento das mercadorias, pois o comércio com países que fazem fronteira com o Brasil possibilitam uma logística mais simples, por vias terrestres ou vôos comerciais, e o fato de não ser obrigado a realizar as transações na moeda americana, o Dólar.

Apesar dessas vantagens, o recomendado é que se inicie o processo de importação com a compra de pequenas quantidades de produtos, pois isso diminuirá a margem de erro e o risco de dívidas comerciais, perigosas para o futuro.

A variedade de produtos que podem ser adquiridos dos países vizinhos é muito grande, inclusive de produtos eletrônicos e outros adquiridos de grandes pólos exportadores, como Índia e EUA, isto porque alguns deles, principalmente Chile e Paraguai, possuem acordos comerciais que reduzem muito as taxas de importação, e consequentemente a preço de revenda para empresas Brasileiras.

É possível também a criação de uma independência financeira para pequenos empreendedores que podem se estabelecer como MEI – Microempreendedor Individual , importando e revendendo estes produtos aqui no Brasil.

Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe através do formulário de contato ou ligue para (31) 2552-8555