PRIMEIROS PASSOS PARA EXPORTAÇÃO

De acordo com Herlon Brandão, diretor de estatística e apoio à exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, MDIC, a previsão é fechar o ano com um saldo de US$ 47,692 bilhões.

Apesar da previsão de crescimento nas exportações em vários setores do mercado para 2017, muitas vezes a burocracia no processo acaba desanimando muitos exportadores em potencial.

Com o objetivo de auxiliar as empresas brasileiras nesse processo, listamos abaixo alguns procedimentos iniciais para exportações.

O processo se inicia com a habilitação para operar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), procedimento regido pela Instrução Normativa RFB nº 1.603, de 2015.

Clique aqui e imprima o check-list de documentos para habilitação no Radar Siscomex

Após o cadastro e obtenção da senha, o exportador poderá operar no Siscomex, acessando o Portal Siscomex

O cadastro deve ser feito antes do despacho de exportação, que se inicia com o registro da declaração de exportação.

Após o cadastro a exportação será submetida ao controle administrativo do Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de acordo com a Portaria Secex nº 23/2011
Primeiros passos para exportar

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/despacho-de-exportacao

Caso precise da assessoria para iniciar o procedimento, a equipe da Facilita Comex cuida de todo esse processo, prestando acessoria gratuitamente. Ligue agora para (31) 2552-8555 e tire todas as suas dúvidas.

Fontes:
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/04/03/internas_economia,859429/exportacao-mostra-desempenho-mais-positivo-que-esperado-diz-mdic.shtml

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/despacho-de-exportacao/topicos/procedimentos-preliminares