radar receita federal

COMÉRCIO EXTERIOR

Quais são as operações de comércio exterior?

Confira a lista das principais operações que existem no comércio exterior:

Siscomex
O Sistema Integrado de Comércio Exterior não se trata diretamente de uma operação realizada nesse ambiente, mas sim como um instrumento utilizado exclusivamente nesses procedimentos para fazer com que as transações aconteçam. A integração que é proposta pelo termo simboliza a união de todas as informações que existem nos processos de exportação e importação.

 

Além da consulta às leis que regulamentam as transações e operações no mercado exterior, o Siscomex tem outras atribuições. Tais como: obtenção de autorizações, licenças para exercer funções de importação e exportação, bem como outros tipos de certificações.

Trata-se de uma operação de uso obrigatório a todas as empresas que atuam nesse mercado. Por meio dele, é possível realizar o processamento automatizado do fluxo de informações imputadas.

 

Embora seja encarado por muitos como mais uma burocracia, o Siscomex, na verdade, deve ser entendido como um facilitador.

 

Afinal, nesse processo tudo funciona de forma on-line e automatizada. Ele conecta as principais autoridades de fiscalização envolvidas na importação e exportação, intermediando a comunicação que deve existir entre esses órgãos e a empresa que está atuando no comércio exterior.

 

 

Importação
A importação, ou seja, o ato de trazer produtos e serviços de outros países para o território nacional, é uma das principais operações realizadas no comércio exterior. O Brasil tem uma ampla capacidade de produção de diversos insumos agrícolas, minerais e outros elementos relacionados ao meio natural.

Contudo, quando analisamos a questão da tecnologia e outros produtos de uso comum à maioria dos brasileiros, ainda estamos em uma fase de desenvolvimento muito lenta. Nesse sentido, a importação é fundamental para atender a demanda da população nacional em diversos segmentos.

 

 

Exportação
Ainda sobre as operações existentes no comércio exterior, há a exportação. Esse é o ambiente que proporciona um número de oportunidades muito interessante. Afinal, se trata de um mercado extremamente amplo, que possui diversas necessidades a serem atendidas. Isso pode ser facilmente percebido nos números que mencionaremos logo mais, ainda neste artigo.

 

 

Drawback
Por fim, temos a operação chamada Drawback. Basicamente, esse é um regime aduaneiro que possibilita a suspensão — e até mesmo a eliminação — de alguns tributos que incidem sobre a aquisição de insumos. Especialmente, aqueles empregados no processo de industrialização de produtos que serão exportados. Basicamente, existem três modalidades de Drawback. São elas:

a suspensão, que possibilita a aquisição de produtos importados sem a inclusão das alíquotas tributárias;
a isenção, que isenta ou reduz uma parte da carga tributária incidente nesses produtos;
a restituição, que permite à empresa recuperar parte dos tributos pagos na importação de insumos.
Sendo assim, esse é o tipo de operação no mercado exterior que serve como incentivo e beneficia as empresas que atuam nesse segmento. Além dessas operações consideradas principais, as empresas que atuam no comércio exterior têm outras opções para explorar, tais como:

  • transações cambiais;
  • prospecção e pesquisa de mercado;
  • despachos e legislação aduaneira;
  • definição de planos de ação para empresas atuantes no segmento de importação ou exportação;
  • elaboração e gestão de contratos;
  • definição de planos de ação;
  • gestão de logística internacional;
  • controle e gerenciamento do fluxo de embarque e desembarque de produtos em portos e aeroportos.

 

 

Entre em Contato

Nós podemos te ajudar a conquistar o mundo
 Endereço:
Avenida Antônio Abrahão Caram, 794, Sala 306, Pampulha, Belo Horizonte/MG – 31275-000

× Como posso te ajudar?