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COMÉRCIO EXTERIOR

Você sabe como internacionalizar sua empresas?

Internacionalizar empresas é o processo de iniciar as operações corporativas em outros países. Isso pode funcionar de diversas formas. Nesse caso, a atuação pode ser simples, exportando determinado produto a um país vizinho, por exemplo: produzir roupas para comercializar na Argentina ou no Uruguai.

 

Contudo, também pode existir a abertura de uma unidade industrial em outros países. Assim, em vez de enviar os produtos para o país a empresa se instala na região. No entanto, não é apenas o setor industrial ou comercial que podem ser explorados no comércio exterior. A internacionalização também pode ocorrer no setor de serviços, como por exemplo: abrir uma empresa de consultoria em Nova York para atender clientes nos Estados Unidos.

 

Uma organização que tem sucesso na internacionalização é elevada a um patamar superior. Contudo, é fundamental que esse processo seja muito bem planejado. Afinal, atuar em outro país submete a empresa a um novo conjunto de legislações e adequações.

 

Ainda assim, ao realizar o procedimento da forma correta, a empresa pode obter resultados muito interessantes, favorecendo o seu crescimento no curto e médio prazo.

 

FORMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Agora que entendemos o que é a internacionalização de empresas, mostraremos os tipos existentes nesse processo. Dessa forma, você pode escolher uma das formas de ingressar nesse universo. Confira nos próximos tópicos.

 

Exportação

Sem dúvidas, a exportação é uma das mais populares estratégias que as empresas utilizam na internacionalização. Basicamente, é a produção de itens dos mais variados tipos no mercado brasileiro, sendo vendidos para clientes de outros países.

 

A exportação é um procedimento que tem uma complexidade logística menor. Tendo em vista, que basta fazer o envio por meio dos processos que já existem atualmente. A maior preocupação, no entanto, fica por conta dos contatos com clientes dos outros países, bem como questões tributárias e burocráticas.

 

Franchising

O franchising é outro modelo conhecido no ambiente da internacionalização. Nesse caso, trata-se de um modelo em que uma empresa cede sua marca, produtos, diretrizes administrativas e marketing por um valor inicial a outra companhia. Dessa forma, você tem a oportunidade de explorar um produto que já tem toda estratégia montada e o levar para outro país.

 

Constituir uma franquia internacional é mais complicado que expandir uma marca em território nacional. Isso porque, o empreendedor terá interesse em se tornar um franqueado caso ele sinta que o negócio despertará o interesse do público. 

 

Afinal, os hábitos de consumo podem ser muito diferentes em determinados países. Por isso, é muito importante realizar uma boa pesquisa antes de ingressar com esse tipo de empreendimento internacional.

 

 Joint Venture

Esse é um modelo de internacionalização em que duas empresas firmam uma parceria para desenvolver algum tipo de atividade no exterior por um tempo determinado, obtendo lucro durante esse período. Nesse caso, a Joint Venture promove a criação de uma empresa em uma estratégia de internacionalização comum em muitas corporações de maior porte.

 

Assim, combinando suas tecnologias, know-how e outros itens, uma organização complementa a outra, gerando um empreendimento que pode ter uma grande força no processo de internacionalização.

 

Investimento direto

Finalmente, temos a estratégia do investimento direto. Nesse caso, é um processo mais complexo e que demanda certo nível de conhecimento dos CEOs e líderes da instituição. Nesse caso, o investimento pode ser feito diretamente em uma empresa já existente em outro país.

 

“Os investimentos estrangeiros diretos são altamente importantes para o crescimento e a diversificação de uma economia”, explica Abrão Neto, vice-presidente Executivo da Amcham Brasil. Em regra, eles refletem um interesse duradouro em explorar atividade produtiva em um país diferente.

 

Esses investimentos são aportes aplicados na criação ou ampliação de ativos econômicos, como a construção ou expansão de plantas produtivas, fusão e aquisição de empresas, presença comercial, criação de direitos de propriedade intelectual, entre outras modalidades.

 

Assim, bem como é possível iniciar um negócio do zero, é também possível abrir uma nova filial de uma companhia existente em outro país. Uma das principais vantagens é a possibilidade de existir uma grande visibilidade de crescimento para o negócio. Afinal, quando você começa um negócio ou dá continuidade a um que já existe, os ganhos podem ser interessantes. Obviamente, sempre dependendo do nível de gestão de negócios aplicado e dos conhecimentos sobre a internacionalização de empresas.

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